Pages

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Enfermagem - A Carreira

É sempre bom acompanhar o desenvolvimento do perfil da carreira que escolhemos, principalmente para que depois da graduação, a escolha para uma área de especialização seja realizada de maneira coerente com o perfil do profissional e também com  o momento que o mercado de trabalho atravessa.


A Carreira em Enfermagem

É função do profissional formado no curso de Enfermagem realizar diversos tipos de atividades dentro do ambiente hospitalar: primeiros socorros a acidentados, elaboração de fichas médicas, exame preliminar de pacientes, montagem de curativos de todo tipo, aplicação de injeções, acompanhamento do quadro dos pacientes e também administração dos medicamentos prescritos pelo médico.
O profissional de Enfermagem também pode atuar ajudando a controlar os estoques de medicamentos e organizando para que eles sejam corretamente distribuídos aos pacientes em suas doses corretas.
As principais características do profissional de enfermagem com certeza são a disciplina, organização e atenção – características bem próximas do profissional de medicina. A disciplina é necessária para cumprir corretamente os plantões e também distribuir a medicação. A organização é necessária para poder realizar tais tarefas de modo sistemático e sem erros. A atenção é fundamental para detectar as melhoras e pioras do estado do paciente.
enfermeiro e o auxiliar de enfermagem são os profissionais mais próximos dos pacientes, que realizam o contato mais direto.

O Curso de Enfermagem

A carreira de Enfermagem tem acompanhado a evolução do tratamento das doenças e está evoluindo cada vez mais, tornando o profissional dessa área cada vez mais importante nos hospitais.
O início do curso de Enfermagem tem o padrão dos cursos da área de saúde, o aluno estuda bastante a teoria, principalmente sobre biologia, anatomia humana, infectologia, patologia e também fundamentos de psicologia.
A partir do segundo ano, o aluno passa a fazer laboratórios práticos de anatomia, também já começando a atender e fazer as rotinas básicas em ambulatórios e hospitais. Do segundo ano em diante o curso vai se tornando cada vez mais prático, o aluno de Enfermagem vem aprendendo sempre novos procedimentos técnicos e adquirindo sempre novas responsabilidades em relação aos seus pacientes.
No terceiro ano do curso de Enfermagem o aluno passa também a estudar fundamentos de administração de empresas e sociologia completando a formação fundamental do enfermeiro.
No quarto ano, o aluno de Enfermagem deve fazer um estágio obrigatório em uma unidade de saúde. Muitas faculdades, além do estágio, também exigem um trabalho teórico de conclusão do curso.

Grade Básica do Curso de Enfermagem

  • Biologia;
  • Psicologia Básica;
  • Anatomia Humana;
  • Fundamentos da Enfermagem;
  • Enfermagem Cirúrgica;
  • Enfermagem Obstétrica;
  • Administração de Medicamentos;
  • Microbiologia;
  • Patologia;
  • Técnicas Avançadas de Enfermagem.

Florence Nightgale e a Enfermagem Moderna

Florence Nightgale: Mãe da Enfermagem Moderna
Florence Nightgale foi uma enfermeira de guerra que serviu na Guerra da Criméia entre 1853 e 1856. Florence conheceu de perto os horrores da guerra e viu todo tipo de morte e ferimento, sendo também muito influenciada pelos métodos de organização e ação militares.
Após o final da guerra, ela continuou a exercer a carreira de enfermagem, no entanto, começando a adotar novas práticas revolucionárias de enfermagem desenvolvidas durante o seu período de guerra. Florence afirmava que a enfermagem devia ter um critério mais científico e organizado, que o cuidado dos pacientes devia ser constante e também que as melhoras e pioras do estado de saúde deveriam ser monitoradas constantemente e sempre informadas aos médicos.
Antes de Florence, a enfermagem consistia basicamente em uma carreira ligada aos partos e cuidado de gestantes. Após sua interação o profissional de enfermagem passou a ser visto como um profissional que cuida de todo tipo de doente, também passando a ser visto como o braço direito dos médicos na identificação e tratamento dos enfermos.
Por adaptar a organização militar a enfermagem, por desenvolver novas técnicas científicas e também por mudar o modo com que a sociedade via a profissão dos enfermeiros, Florence Nightgale é vista como a mãe da Enfermagem dos Tempos Modernos.

Especializações da Carreira de Enfermeiro

Dependendo do perfil do profissional ele pode optar ainda pelas seguintes especializações daEnfermagem:
  • Enfermagem Geral: Especialização geral da carreira de enfermagem, consiste no trabalho de cuidar dos pacientes dentro do hospital, acompanhando a evolução de suas doenças e realizando procedimentos clínicos.
  • Enfermagem Geriátrica: Especialização da enfermagem onde o profissional cuida de idosos, o enfermeiro pode atender em clínicas especializadas, em hospitais ou então trabalhando na casa dos pacientes. Trabalha auxiliando os profissionais de geriatria.
  • Enfermagem Médico Cirúrgica: Nesta especialização o enfermeiro trabalha preparando os pacientes para cirurgias e também cuidando dos pacientes depois que saem das cirurgias. Trabalha auxiliando os cirurgiões.
  • Enfermagem Pediátrica: Especialização onde o enfermeiro atua atendendo a crianças nos hospitais e também avaliando e acompanhando o desenvolvimento das mesmas. O enfermeiro pediátrico também pode atuar cuidando de recém-nascidos, administrando incubadoras de bebês e orientando os pais quanto a técnicas saudáveis. Trabalha auxiliando os profissionais de pediatria.
  • Enfermagem de Resgate: Na enfermagem de resgate, o profissional trabalha em carros de resgate prestando socorros a vítimas de acidentes, incêndios e todo tipo de fatalidade urbana. Trabalha auxiliando os paramédicos e os bombeiros.
  • Enfermagem do Trabalho: A função do enfermeiro do trabalho é atuar nas empresas cuidando de funcionários acidentados ou então que tenham sofrido alguma lesão relacionada ao trabalho. Trabalham também com prevenção, especificando equipamentos de segurança para a diretoria e também para tornar o ambiente de trabalho sempre mais saudável em todos os sentidos.

Enfermagem: Aspectos Favoráveis

Assim como está acontecendo com todos os profissionais de saúde, com o aumento da expectativa de vida e o crescimento da classe média estão surgindo cada vez mais clínicas e hospitais, o que tem aumentado bastante a procura por enfermeiros.
Hoje em dia é comum verificar a escassez de enfermeiros especializados, grande parte das funções sendo realizadas por técnicos que não tem a mesma formação de um enfermeiro graduado.
As áreas de enfermagem geriátrica e atendimento domiciliar de pacientes também está abrindo muitas vagas para quem quer seguir esta carreira.

Enfermagem: Aspectos Desfavoráveis

Para quem quer seguir a carreira de enfermagem é preciso estar preparado: muitas vezes é preciso fazer plantões inesperados, tendo que trabalhar 10, até 12 horas por dia, dependendo da emergência.

Mercado de Trabalho

Os hospitais particulares são os maiores empregadores do enfermeiro. Geralmente, o profissional é contratado como assistente, para depois ocupar o cargo de enfermeiro. As áreas mais aquecidas são geriatria, dermatologia, pediatria e oncologia. A expansão do Programa Saúde da Família, do governo federal, também favorece o mercado, pois cada equipe tem de contar com, no mínimo, um profissional da área. A auditoria é outro setor que cresce e necessita de enfermeiros que saibam lidar com a relação custo-benefício de medicamentos e equipamentos hospitalares. A maior parte dos hospitais privados está na Região Sudeste, mas aqui o mercado se encontra bastante saturado, pois é nos estados dessa região que se concentra o maior número de cursos superiores em Enfermagem."Quem se dispõe a ir para outras regiões do país, como a Norte, encontra mais emprego e até salários melhores", conta Luciana de Lione Melo, coordenadora do bacharelado em Enfermagem da Unicamp. É importante também apostar numa pós-graduação. "O mercado está muito exigente e não admite mais o bacharel que não tenha especialização", diz a professora da Unicamp.

Salário inicial: R$ 1.900,00 (São Paulo-SP); R$ 1.710,00 (demais municípios - SP); fonte: Sindicato dos Enfermeiros de São Paulo.

Curso

Diretrizes estabelecidas pelo MEC propuseram que a formação na graduação passasse a ter caráter mais generalista, voltado para as necessidades de atenção primária, que é o trabalho do enfermeiro em ambulatórios, prontos-socorros e postos de saúde. O início do curso é marcado por disciplinas básicas da área das Ciências Biológicas, como anatomia, microbiologia, citologia, histologia e parasitologia. Também há matérias de administração e fundamentos de psicologia e de sociologia. Gradativamente, o aluno conhece os procedimentos técnicos e, no segundo ano, começa a atender pacientes e a cuidar de enfermarias. O estágio é obrigatório, sempre supervisionado por enfermeiros e professores. No fim do curso é exigido um trabalho de conclusão. 
Duração do curso : 05 anos

Fontes :
http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/saude/enfermagem-685108.shtml
http://www.guiadacarreira.com.br/artigos/profissao/enfermagem/


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Subscribe to our newsletter