segunda-feira, 8 de julho de 2013
Marcapasso
O marca-passo é um pequeno e leve dispositivo para estimulação elétrica que consiste em um gerador de pulsos e eletrodos. O gerador elétrico é composto por um circuito eletrônico miniaturizado e uma bateria compacta. O marca-passo é capaz de perceber a atividade cardíaca, e, quando não há nenhuma pulsação natural, libera um impulso elétrico que leva a contração do músculo cardíaco. O marca-passo é ligado ao coração através de eletrodos (fios que comunicam o gerador ao coração). É através desse fio que os sinais elétricos são transportados do e para o coração.
Há dois tipos de marca-passo:
Marca-passo câmara única – o eletrodo é colocado no ventrículo direito (parte inferior do coração);
Marca-passo câmara dupla – são colocados dois eletrodos, um no átrio e outro no ventrículo direitos.
Doenças ou mesmo o processo de envelhecimento, podem perturbar o ritmo normal do coração, fazendo com que o coração bata de forma irregular e/ou lenta (bradicardia), levando a sintomas como vertigens, sensação de fraqueza, cansaço e desmaios. O marca-passo pode dar ao coração o suporte necessário para aliviar ou abolir esses sintomas permitindo ao paciente maior segurança para realizar todas as suas atividades diárias.
Existem dois tipos de cirurgia: 1) Cirurgia endocárdica (método mais comum): consiste da introdução dos eletrodos do marca-passo através de veias que chegam ao coração. 2) Cirurgia epicárdica (método mais comum em crianças): é realizada uma cirurgia cardíaca, sob anestesia geral, onde os eletrodos são implantados diretamente no músculo cardíaco e o marcapasso numa bolsa criada abaixo da pele no abdome.
A cirurgia endocárdica é um procedimento relativamente simples e seguro. A cirurgia é realizada sob sedação e anestesia local, ou seja, o paciente não sentirá dor e irá dormir durante todo o procedimento, que dura em torno de 2 a 4horas. Normalmente o marcapasso é implantado na região do tórax logo abaixo da clavícula, do lado esquerdo ou direito. Uma incisão de aproximadamente 2 cm é feita na pele e uma pequena “bolsa” é realizada entre a pele e o tecido acima do músculo, para colocação do gerador.
Com o auxílio do Raio-X os eletrodos são colocados através da veia dentro do coração. Após a colocação dos eletrodos, vários testes são realizados para ter a certeza que tanto os eletrodos como o gerador estão funcionando bem. O gerador é então conectado aos eletrodos e colocado dentro da “bolsa” previamente confeccionada.
Fonte : http://www.soenfermagem.net/loja/apostilas.html
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário