Pages

sábado, 30 de junho de 2012

Eletrocardiograma


O que é eletrocardiograma?
O eletrocardiograma é um teste simples que detecta e registra atividade elétrica do coração para localizar problemas cardíacos. Os sinais elétricos fazem o músculo cardíaco contrair à medida que viajam através do coração. Quando o coração contrai ele bombeia sangue para o resto do corpo. O eletrocardiograma mostra a rapidez das batidas do coração e seu ritmo. Ele ainda registra a força e ritmo dos sinais elétricos à medida que eles passam por cada parte do coração.

O que o eletrocardiograma revela

Muitos problemas cardíacos alteram a assinatura elétrica do coração de formas distintas. O registro que o eletrocardiograma faz da atividade elétrica ajuda a revelar vários problemas cardíacos como: ataque do coração, falta de fluxo sanguíneo no músculo cardíaco, batimento irregular do coração e falta de força no bombeamento do coração.
Os registros do eletrocardiograma podem ajudar os médicos a diagnosticarem um ataque cardíaco que está acontecendo ou que ocorreu no passado. Isso é particularmente verdadeiro quando o médico pode comparar o eletrocardiograma atual com um antigo. Os registros do eletrocardiograma também revelam: músculo cardíaco muito grosso ou partes do coração muito grandes, defeitos de nascença no coração, doença nas válvulas cardíacas. Um eletrocardiograma também mostra se o batimento cardíaco começa na parte superior direita do coração como deveria e o tempo que leva para os sinais elétricos atravessarem o coração.



O que acontece durante o eletrocardiograma
Um eletrocardiograma é sem dor e não causa mal algum. Um técnico primeiramente fixa 12 adesivos chamados eletrodos sobre a pele do coração, braços e pernas. Para ajudar os eletrodos a fixarem na pele o técnico pode precisar raspar os pelos onde eles serão fixados. Depois que os eletrodos forem fixados na pele, o paciente fica deitado parado por alguns minutos enquanto os sinais elétricos do coração são detectados. A máquina então registra esses sinais em um papel gráfico ou os mostra numa tela. O teste dura em torno de 10 minutos.








Nenhum comentário:

Postar um comentário

Subscribe to our newsletter